domingo, 20 de março de 2011

Era uma vez Obama...

Era uma vez Obama. Obama era presidente de um importante país no cenário mundial. Mas Obama não era um presidente qualquer, era o primeiro presidente negro daquele país. Na verdade Obama era o presidente mais "Pop"do mundo, todo mundo gostava dele, tinha simpatia por ele. Em sua primeira viagem ao Brasil Obama se encantou com o país, e descobriu que tinha muito em comum com o povo brasileiro, mais do que isso, ele se sentia brasileiro.
Os dias foram passando, Obama foi cumprindo sua agenda presidencial, e sentindo um aperto no coração em ter que deixar esse país onde ele realmente se encontrou. Obama não queria ir embora, precisava ficar aqui, e fez o que parecia impensável, abriu mão do cargo de presidente e mandou um sósia em seu lugar. Obama se mudou para Itanhaém, e ficava o dia todo na praia vestindo quase sempre bermuda, chinelo havaianna e uma camisa do flamengo. Aprendeu a falar português rapidamente e sem sotaque. Pela manhã dava uma corridinha pra manter a forma, a tarde costumava bater uma bolinha na praia, e de noite costumava ficar até tarde tomando cerveja e rabo de galo numa roda de pagode, em um quiósque em frente a praia. Para Obama a vida era aquilo ali. Adotou o nome de Gilmar, ou simplesmente Gil como era mais conhecido pela região.
Muitos anos se passaram e ninguém nem imaginava que Gil, o meia esquerdo mais habilidoso da praia, num passado já distante havia sido presidente dos Estados Unidos. Uma vez, entre um gole e outro, tentou contar sua origem.

-Marquinhos, tenho um segredo pra te contar.
-Que foi Gil?
-Na verdade meu nome não é Gil, nem Gilmar, aliás nem brasileiro sou.
-Que porra é essa Gil? Pra cima de mim?
-Me chamo Barack Obama, sou americano, e costumava ser presidente até visitar o Brasil e me encantar com essa terra!
-Barack Obama?!?
-É..."Yes we can!", lembra?
-Americano? Com essa tua cara de baiano Gil? Vá se catar...

Nenhum comentário: